Os males da obesidade
Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem 300 milhões de obesos no mundo. Mas como entender e combater uma doença como essa que não para de crescer.Quantas pessoas você já contou na rua acima do peso? Muitas não é mesmo. Pois bem, considerada uma doença por diversas entidades de saúde, a obesidade está presente em todas as partes do mundo e não para de crescer. O excesso de peso é a grande característica da obesidade que pode ter suas origens através da má-alimentação ou de um problema genético. Mas quando sabemos que uma pessoa é realmente obesa? Quantas pessoas estão acima peso no mundo? Como fazer para controlar e acabar com a obesidade? Todas essas perguntas serão respondidas abaixo.
Para saber se uma pessoa está acima ou abaixo do peso usa-se o método de IMC (Índice de Massa Corporal). Esse estudo é simples. Ele é calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros. Ou simplesmente: kg/m². Se o cálculo do IMC for menor do que 18.5, o individuo está abaixo do peso. Se o resultado for entre 18.6 e 24.9 o peso está normal. Entre 25 e 29.9, a pessoa está acima do peso. Entre 30 e 39.9 é constatada a obesidade. Já acima de 40 é a obesidade mórbida, que pode levar uma pessoa à morte.
Segundo um estudo recente da OMS (Organização Mundial de Saúde), 300 milhões de pessoas são obesas ou estão acima do peso ideal. Um número assustador, pois equivale a quase duas vezes a população do Brasil. O local que mais concentra obesos no globo é Nauru, uma pequena ilha localizada no Oceano Pacífico, com cerca de 80% de seus habitantes acima do peso. Outros países que sofrem ultimamente com a obesidade são os Estados Unidos e o Brasil.Não é novidade os americanos terem um grande número de obesos, afinal de conta eles são os pais do “fast food”, onde se encaixam as lanchonetes McDonalds e Burger King. Os americanos se alimentam muito mal e a maioria é sedentária e não gosta de fazer atividades físicas, colaborando para o desenvolvimento da obesidade. Já os brasileiros também não têm uma alimentação 100% correta, mas é melhor do que os americanos. Mesmo com um cardápio mais variado em relação aos americanos, 10% da população nacional é obesa.
Uma pessoa obesa sofre diversos problemas sociais e de saúde. Muitas vezes os obesos são vítimas de preconceito e de piadas ofensivas, que podem acarretar em problemas emocionais, como a depressão, por exemplo. Na parte física, além da gordura em excesso, a obesidade pode causar diabetes, apnéia durante o sono, câncer, hepatite, osteoporose, doenças cardiovasculares e diversos problemas cardíacos. Para combater a obesidade é importante fazer uma alimentação balanceada, iniciando uma dieta de redução calórica e sempre fazer uma atividade física e praticar algum tipo de esporte. Isso deixará a mente e o corpo sadios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário